• Nádia Simonelli

Compre do pequeno: 15 marcas para você fazer boas compras de decoração

Consumir produtos de pequenos empreendedores ajuda a economia ser mais justa e sua casa fica ainda mais estilosa



Com o comércio fechado e muitos serviços sendo interrompidos por causa da quarentena, a economia sofre e, por consequência, o desemprego aumenta. Além de quem perde o emprego, quem também sai muito prejudicado nessa história são as pequenas empresas, que não possuem caixa para se sustentarem em grandes períodos de recessão.


Então, comprar preferencialmente dos pequenos produtores pode ser um jeito de fazer o dinheiro circular de uma forma mais justa. Isso vale sempre, mas nessa época é ainda mais importante. Por isso, se você pretende comprar algo novo para a sua casa, pesquise as pequenas marcas antes de se decidir por algo. Além disso, você vai arrematar um item que poucas pessoas vão ter, além de garantir que ele foi feito com todo o carinho. Para te ajudar nessa tarefa, separei logo abaixo 15 marcas de pequeno porte que produzem coisas lindas para a casa. Se você quiser entrar em contato com eles, é só clicar no nome que vai estar linkado. Confira!


Fitto

Sustentabilidade é o lema da Fitto, que é uma marca que trabalha com peças sob demanda. Feitas de materiais ecologicamente corretos e com sistema de encaixe, as peças dispensam o uso de pregos e parafusos, são fáceis de transportar e o próprio consumidor pode montar. Eles trabalham com banquetas, cadeiras, mesinhas e outros acessórios para a casa.




Popoke

Quando conheci a Popoke foi amor à primeira vista. Criada pelos artistas Eduardo Castanheira e Natália Rocha, a marca produz objetos de madeira em marchetaria, inspirados em brinquedos antigos. Tem bonecas, discos voadores, robôs e muitas outras peças que vão mexer com a sua memória afetiva.



Estúdio Avelós

Não sei você, mas sempre tive dificuldade em encontrar guardanapos, toalhas e outros panos para a casa com design contemporâneo e de boa qualidade. Mas, isso aconteceu até conhecer o Estúdio Avelós, comandando pela Zizi Carderari, que é jornalista mega experiente da área de design e decoração com a qual tive o prazer de trabalhar durante anos. A Zizi desenvolve os produtos, inspirados nas regiões brasileiras, e a ideia é que a mão de obra seja desses lugares, gerando serviço e renda para as comunidades. Além da coleção têxtil, a marca também trabalha com uma linha de cestarias incrível!



Julia Fontes

De Minas Gerais, a designer e artista plástica Julia Fontes cria estampas inspiradas no universo botânico, mas com muitas cores e vibração. Lenços e almofadas fazem parte de sua produção e podem dar um toque bem divertido ao décor.



Ventura Design Vidros

Quando conheci os pratos, bowls e sousplats criados por Valéria Teixeira de Carvalho, da Ventura Design Vidros, fiquei encantada. As peças são feitas de vidro fundido e exibem um brilho incrível. Além disso, as cores puxam para os tons pastel, que eu amo! A marca é de Belo Horizonte.



Ateliê Ju Amora

As banquetas são peças curinga na decoração e podem ser usadas de vários jeitos. Se você quer uma banqueta diferente, com algo a mais, procure o Ateliê Ju Amora. Criada pela artista Ju Amorim, a marca tem como projeto principal as banquetas de madeira ecológica pintadas à mão. Todas com tiragem limitada. Há coleções mais coloridas, como estas da foto, e outras mais sóbrias.



Arbusto

A Arbusto existe para subverter o ciclo natural de todas as espécies de plantas que nascem e morrem em um curto período. A marca transforma, principalmente flores e folhas, em peças únicas de decoração em um processo totalmente manual e natural.



Casa Bast

Hangers de macramê para plantas (de fios de algodão reciclado e fios de polipropileno produzidos a partir de garrafas pets recicladas), hangers de parede, prateleiras suspensas,  cordões de luz e balanços estão entre as criações da Casa Bast. Tudo feito à mão.


Calu Fontes

A artista plástica Calu Fontes costuma criar coleções em parceria com grandes marcas, mas também mantém seu ateliê para vender em pequena escala. Seu trabalho em porcelana mescla pintura à mão com aplicação de decalques feitos com tinta.



Branco Design

Além de ser um estúdio que desenvolve identidade visual, logos e projetos gráficos para novas marcas, a Branco Design também tem uma linha de papelaria. De cadernos costurados e planners a pôsteres emoldurados, os produtos da marca certamente vão deixar sua decoração mais charmosa e sua rotina mais organizada.



Criqué Caiçara

Os produtos da Criqué Caiçara são feitos por artesãs que vivem na Estação Ecológica da Juréia, no litoral sul de São Paulo. Inspiradas na fauna e na flora da Mata Atlântica, colheres, móbiles, quebra-cabeças e outras peças são esculpidas e pintadas manualmente, uma a uma. Tudo feito de caixeta, uma madeira nativa da região, colhida por manejo sustentável. As encomendas podem ser feitas pelo e-mail criquecaicara@gmail.com .


Il Casalingo

Conforto, beleza e simplicidade são as inspirações para as amigas e sócias Joanna Naracci e Larissa Saraval criarem as peças da Il Casalingo. São toalhas de mesa, panos de prato, aventais, tigelas e uma infinidade de objetos feitos à mão e com um shape bem moderinho.


Barbara Penaforte

A designer de superfícies pernambucana Bárbara Penaforte busca inspiração nas suas raízes para criar estampas cheias de brasilidade. O resultado são quadros e porcelanas coloridas e vibrantes que vão deixar sua casa mais alegre. Certeza!

Lebú

Viviane Tabach assina as peças de cerâmica e porcelana da Lebú. A artista produz peças modeladas à mão, que nunca se repetem. São utilitários, acessórios, vasos e itens para jardim com esmaltação em alta temperatura.



Celia Canosa

A artista Celia Canosa traduz sua paixão pela química dos minerais da natureza e de suas transformações através da água, ar e fogo em porcelanas bem delicadas. Com um design simples, as peças exibem formas orgânicas, como as mostradas na foto abaixo.



É isso!

Espero que você tenha gostado da minha seleção :)


Até o próximo post!

©2019 by Como a Gente Mora. Proudly created with Wix.com