• Luciana Mallet

Arquitetura afetiva: tendência que veio para ficar em tempos pós-pandemia


(reprodução / Instagram)

Com a volta das mostras e feiras, voltamos a falar mais de moda e tendência na decoração. Mas, mais importante do que os últimos lançamentos, é aquilo que faz sentido para quem vive o espaço. Essa é a premissa da arquitetura afetiva.


Um móvel antigo da bisavó, a gravura comprada em uma viagem, o conjunto de louças do casamento dos pais, o primeiro item de decoração comprado para o primeiro apartamento ou até algo novo que traga memórias e sensações de momentos felizes.


Tudo que tem significado, que conta histórias para os moradores é decoração afetiva. Com o enclausuramento que sofremos em função da pandemia da Covid-19, pessoas que nunca deram importância para a decoração de seu lar, se viram trancadas em um lugar frio, sem representatividade de quem se é e, com isso a decoração afetiva ganhou mais espaço.


Mas ela não nasceu com a pandemia, há anos atendo clientes que seguem desde muito tempo esse princípio, trazendo o cliente para dentro do projeto de forma mais ativa e participativa. Nada de apresentar um projeto todo novo, há muita troca, muita conversa, muito garimpo. Muitas vezes são projetos “incompletos”, com espaço para o novo, para as mudanças que estão por vir.


E, com tantas mudanças nesses últimos anos, será que vale a pena investir em um lugar sem identidade e “engessado”? Pra mim não! E, aliás, minha casa é cheia de itens afetivos, eu nem saberia fazer diferente.


Sobre a arquiteta e consultora Luciana Mallet


Formada em arquitetura e urbanismo, Luciana Mallet sempre se mostrou dedicada à produtividade, pessoas e estratégia e, após trabalhar na área, decidiu repensar o mercado em que iria atuar dentro da arquitetura. Com a realização de um MBA em Gestão, Empreendedorismo e Marketing pela PUCRS, Luciana pode utilizar seu conhecimento e experiência como arquiteta para apoiar e desenvolver outros profissionais da área com consultoria e com a mentoria do planejamento estratégico para pessoas e organizações. Atualmente, atende cerca de 70 clientes por ano, de todo Brasil, que buscam um bom início de carreira e consolidação no mercado.


Para saber mais sobre o trabalho:


www.lucianamallet.com

coaching@lucianamallet.com

Instagram: @lumallet.para.arquitetos

0 comentário