• Luciana Mallet

Empreender ou procurar emprego, eis a questão

Dúvida sempre presente para quem está saindo da faculdade e dando os primeiros passos na carreira, empreender ou procurar emprego é uma questão que pode gerar ansiedade e más escolhas.


(Crédito: Sven Mieke / Unsplash)

Empreender exige do arquiteto diferentes tipos de papeis. É preciso desenvolver habilidades como venda, marketing, liderança, organização, controle, atendimento, além de claro, criatividade para projetar.

Estar dentro de uma empresa significa se adaptar a uma estrutura já existente, o que dependendo da pessoa, pode ser incrível ou um pesadelo.

Alguns desde cedo demonstram interesse em ter autonomia em seu próprio escritório, mas “caem de para quedas” neste mundo por falta de opção, já que não são muitas as oportunidades de bons empregos na área.

A melhor maneira de entender por onde seguir é se questionar. Analisar de forma individual as características e objetivos de cada opção. O que o motiva a empreender? O que o motiva a trabalhar dentro de uma estrutura já formada? Quais seus medos atuando em cada um destes modelos de trabalho? Quais os desafios? O que você precisa desenvolver técnica e comportamentalmente em cada cenário?


(Crédito: Ryan Ancill / Unsplash)

Outro ponto importante, o que é seu e o que é uma cobrança de familiares ou da sociedade? Você se sente pressionado a tomar um caminho ou outro?

Olhar para si é a base de tudo, mas também não podemos desconsiderar o cenários econômicos, mercado de trabalho e oportunidades. Todas essas questões podem variar bastante de acordo com a região em que vivemos. Entender se seu futuro será onde você mora ou tem vontade de explorar novos territórios é importante também.

Com esta base fortalecida – você entendendo seus pontos fortes e compreendendo o mercado - é hora de desenvolver habilidades. Empreendendo ou não, a atualização e desenvolvimento devem ser constantes.

Mais importante ainda, você não precisa definir seu futuro nos primeiros anos de carreira. É importante vivenciar diferentes situações e perceber como se sente em cada uma delas. Não se esqueça: você pode mudar de ideia. Sempre.

Sobre a arquiteta e consultora Luciana Mallet

Formada em arquitetura e urbanismo, Luciana Mallet sempre se mostrou dedicada à produtividade, pessoas e estratégia e, após trabalhar na área, decidiu repensar o mercado em que iria atuar dentro da arquitetura. Com a realização de um MBA em Gestão, Empreendedorismo e Marketing pela PUCRS, Luciana pode utilizar seu conhecimento e experiência como arquiteta para apoiar e desenvolver outros profissionais da área com consultoria e com a mentoria do planejamento estratégico para pessoas e organizações. Atualmente, atende cerca de 70 clientes por ano, de todo Brasil, que buscam um bom início de carreira e consolidação no mercado.

Para saber mais sobre o trabalho:

www.lucianamallet.com

coaching@lucianamallet.com

Instagram: @lumallet.para.arquitetos

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo