• Nádia Simonelli

Morar de aluguel é tendência

As novas gerações querem ter a liberdade de poder se mudar sempre que quiser


Fotos: Pinterest/ reprodução


Qual é a sua percepção do aluguel? Uma período transitório na vida das pessoas enquanto se organizam financeiramente para comprar um imóvel? Sim, essa definição fez sentido até pouco tempo atrás, mas com as mudanças de comportamento que estão acontecendo no mundo, morar de aluguel tornou-se tendência para as gerações dos Millennials e Gen-Z. Em um mundo globalizado e hiperconectado, essas gerações tem um que de nômades. Para que se fixar em um único lugar se você pode experimentar vários? Por outro lado, é claro que a crise habitacional que atinge as grandes cidades também tem sua parcela de influência nessa história.


Mas o mais bacana dessa tendência é que esses moradores nômades desenvolveram habilidades de montar ambientes charmosos e personalíssimos, onde quer quer estejam. E há todo um mercado voltado para aluguel de praticamente tudo se desenvolvendo mundo afora. Exemplo disso é a Rent the Runway, que começou na moda e agora tem um serviço de aluguel de artigos para a casa em parceria com a marca West Elm. No Brasil, ainda é algo relativamente novo, mas a novidade está chegando por aqui.


Nos lares alugados, é importante apostar em soluções de decoração que podem ser removidas sem prejuízos. E, sesse sentido, a onda do faça você mesmo (ou DIY) cresceu muito ultimamente, fazendo que as marcas começassem a desenvolver produtos especialmente para esse mercado. Você mora de aluguel? Quer deixar sua casa mais charmosinha? Então, confira abaixo algumas ideias!


Móveis soltos no banheiro

Se o banheiro do seu imóvel alugado estiver sem armários, opte por comprar módulos soltos em home centers ou em lojas de artigos para a casa. Assim, quando você se mudar é só levar tudo com você. Aí você escolhe se prefere ter tudo à mostra e bem organizado ou ter móveis com portas e gavetas.


Adapte as peças com criatividade

Uma escada pode virar uma prateleira na sua cozinha. Além de estilosa, essa ideia dispensa furos na parede, o que geralmente é um problema em casas alugadas. Você pode escolher um modelo rústico, inclusive, se combinar com a decoração do espaço. Outra ideia aqui é cobrir os azulejos com adesivos ou pintá-los com tinta epóxi.


Aposte nas cores das paredes

É fato: todo mundo precisa entregar o imóvel alugado pintado ao fim do contrato. Então, aproveite e brinque com as cores nas paredes. Nessa ideia, um gradiente de azuis deixa o espaço com uma atmosfera relaxante. Mas, você pode inventar o desenho que quiser, desde os geométricos até os orgânicos. Outra ideia é contratar um jovem artista que tenha um traço que te agrade para estampar uma das paredes da sua casa.


Prateleiras ajudam a organizar

Fáceis de instalar e de transportar para uma nova casa, as prateleiras são um curinga no décor. Na cozinha, podem deixar suas louças e utensílios sempre à mão. Já na sala, organizam os livros e decoram também.


Plantas, muitas plantas

Além de trazerem bem-estar aos espaços, as plantas são um recurso fácil e, dependendo da espécie que você escolher, barato. Elas ficam lindas na decoração e se você for um apaixonado por plantinhas, aposte em uma urban jungle, outra tendência. Quem vive cercado de plantas, adora. E, quando você se mudar, é só levar todas com você. Uma dica para deixa a ambientação mais interessante, é colocar as plantas em diversas alturas.


Espero que você tenha curtido as dicas.

Até o próximo post!


©2019 by Como a Gente Mora. Proudly created with Wix.com