©2019 by Como a Gente Mora. Proudly created with Wix.com

  • Nádia Simonelli

Quer ter uma casa instagramável? Saiba como

Mesmo que a sua ideia não seja mostrar seu lar nas redes, essas dicas são ótimas para criar cantos harmônicos


A vida de muita gente passa pelo Instagram, não é mesmo? Por isso, cada vez mais as marcas estão apostando nesta plataforma para se comunicar com o seu público. Mas, não dá para postar qualquer foto de qualquer jeito. É aí que entra o trabalho de um bom designer de interiores, que pensa como o espaço deve ser pensado para render cliques e mais cliques. Ozora Onuki é uma dessas profissionais especializada no desenvolvimento de conceitos para eventos e experiências de grandes marcas nos Estados Unidos e Canadá, como CNN, Linkedin, Grey Goose e outras. Segundo ela, em projetos comerciais tem sido cada vez mais comum os clientes pedirem uma específica para uma photo opportunity.

Espaço montado para um evento da marca de vodkas premium Grey Goose

Mas, pensando que existe muita gente que gosta de fazer fotos bonitas em casa para postar nas redes, perguntei para Ozora como deixar a casa mais instagramável e ela me contou! Veja abaixo algumas dicas para deixar os ambientes mais fotogênicos:


- Fórmula básica

“A fórmula para montar cantos instagramáveis dentro de casa é simples: escolha um local bem iluminado, organize esse espaço eliminando objetos que não fazem parte da foto e comece a adicionar elementos de decoração", explica a designer.


Ambiente da casa de Garance Doré, em Los Angeles (foto: Jason Frank Rothenberg para a revista Domino)

Quem trabalha com as redes sociais, ter um canto Instagramável em casa é essencial. "Quando Garance Doré decorou sua casa em Los Angeles, ela criou certos quartos propriamente para o Instagram, como a mesa de café da manhã com a TV Samsung que quando desligada, vira um quadro", conta. 


- Regra do três

"Conceito básico de design, essa regra afirma que coisas organizadas em números ímpares são mais atraentes visualmente para o olho humano. Para enfeitar uma parede, use três quadros lado a lado, ou três almofadas arranjadas assimetricamente no sofá", indica.  


Três quadros de tamanhos diferentes (foto: Livingetc)

- Mostre a sua personalidade

E dá para fazer isso de várias maneiras, como expondo objetos e quadros que mostrem os seus gostos ou usando os tons que mais gosta. "Se a sua cor preferida é azul, que tal enfeitar um canto completamente com essa cor? Ou se tiver um objeto comprado em viagem, por que não colocar o foco nele e exibi-lo na parede?", sugere Ozora.


O azul da parede se destaca do décor (foto: Trendland)

- Interesses visuais

"Abuse de estampas, plantas e materiais interessantes. Não tenha medo de criar um design atrevido!", diz a designer. Quando o espaço captura o olhar, ele também se torna o destaque de um clique da câmera do celular. Faça o teste.


Neste banheiro, o papel de parede estampado rouba cena e tudo bem (foto: Livingetc)

-  Iluminação

Muitas vezes uma iluminação ruim pode estragar o que poderia ser uma boa foto. E, como criar iluminação artificial com um bom efeito é coisa para profissionais, a ideia mais simples é usar a luminosidade natural. Por isso, prefira a luz do dia para fazer suas fotos e planeje montar seu canto instagramável perto da janela, por exemplo.


A iluminação natural faz toda a diferença nesta sala e deixa os tons neutros mais definidos (foto: Vtwonen)

Espero que tenha gostado das dicas e até o próximo post!