• Luciana Mallet

Vai se formar em arquitetura? O que você vai aprender ao sair da faculdade


(Crédito: Rut Miit/ Unsplash)

Parabéns! Após 5 (ou mais) longos anos, a formatura se aproxima. Só quem viveu a faculdade de arquitetura sabe o alívio que finalizar essa etapa traz.


Bem, agora é vida real e os projetos precisam de orçamento. É, essa é uma das lacunas que a faculdade deixa. Eu não fiz nenhum orçamento ao longo da faculdade e até agora não soube de nenhuma faculdade que aborde isso. Nos formamos sem ter a mínima ideia de custo de obra e isso é uma das primeiras perguntas que seu cliente irá fazer. Então não perca tempo e comece a investigar os preços das coisas.


Logo você vai perceber que a faculdade formou um ótimo funcionário, mas são pouquíssimos os empregos na área. Vai sentir necessidade de empreender, e descobrir que não sabe nada sobre isso.


Aqui vale a pena se questionar sobre seu perfil: como você se vê atuando? Se tiver vontade de empreender, é hora de buscar esse conhecimento. Se você se imagina dentro de uma empresa já estruturada, entenda o que o mercado espera e busque os conhecimentos necessários.


Com o seu primeiro cliente já vai ficar claro que você não aprendeu nada sobre atendimento e negociação. Pontos chaves da venda de serviço. Independentemente do tipo de ocupação, busque aprender como se relacionar melhor em relações de trabalho. No momento que você ainda está aprendendo o atendimento pode fazer toda a diferença no desenrolar do projeto e nas indicações futuras. Arquitetura é relacionamento também.


Provavelmente no seu primeiro projeto você terá muitas dúvidas sobre o preço a ser cobrado pelo projeto, assim como na duração do seu acompanhamento. Não deixe que essa etapa dure muito tempo na sua vida, busque ajuda para entender a complexidade, duração do trabalho, sua responsabilidade e combine essas informações com o preço final do seu produto.


Pode parecer assustador, mas não precisa ser. Vá com calma, vivendo as etapas e estando aberto a aprender – e ainda há muito para aprender. Ninguém precisa saber todas as respostas, não se cobre como se precisasse. Arquitetura é uma profissão complexa, mas também linda. Não esqueça disso. Boa sorte e conte comigo!


Sobre a arquiteta e consultora Luciana Mallet

Formada em arquitetura e urbanismo, Luciana Mallet sempre se mostrou dedicada à produtividade, pessoas e estratégia e, após trabalhar na área, decidiu repensar o mercado em que iria atuar dentro da arquitetura. Com a realização de um MBA em Gestão, Empreendedorismo e Marketing pela PUCRS, Luciana pode utilizar seu conhecimento e experiência como arquiteta para apoiar e desenvolver outros profissionais da área com consultoria e com a mentoria do planejamento estratégico para pessoas e organizações. Atualmente, atende cerca de 70 clientes por ano, de todo Brasil, que buscam um bom início de carreira e consolidação no mercado.


Para saber mais sobre o trabalho:

www.lucianamallet.com

coaching@lucianamallet.com

Instagram: @lumallet.para.arquitetos




0 comentário